Sociedade Brasileira de Genética (SBG)

A Sociedade Brasileira de Genética foi fundada em 1955 em Campinas, São Paulo, em uma sessão coordenada pelo geneticista Frederico Gustavo Brieger. Além de seus encontros anuais, a sociedade publica a revista Genetics and Molecular Biology e Genética na Escola. 

Para saber mais, acesse o link: https://www.sbg.org.br/

Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

A Sociedade A Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) foi fundada em 15 de julho de 1986 durante o 32º Congresso Nacional de Genética e 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizado em Curitiba, Paraná. Sua história, entretanto, tem início 5 anos antes, em 1981 quando da primeira vistoria da Comissão de Residência do Ministério da Educação e Cultura (MEC) ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Para saber mais, acesse o link: https://www.sbgm.org.br/

Sociedade Americana de Genética Humana (ASHG)

A Sociedade Americana de Genética Humana (ASHG) foi criada em 1948 para fornecer liderança em pesquisa, educação e serviço em genética humana. Consequentemente, foi decidido publicar o American Journal of Human Genetics e patrocinar uma reunião anual de pesquisa.

Para saber mais, acesse o link: https://www.ashg.org/

Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG)

A Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG) foi fundada em 15 de março de 1967 por um pequeno grupo de destacados geneticistas europeus (European Journal of Human Genetics: 3, 63-64, 1995). A decisão que levou à fundação do ESHG foi tomada em uma reunião informal de participantes europeus no III Congresso Internacional de Genética Humana em Chicago, em setembro de 1966.

Para saber mais, acesse o link: https://www.eshg.org/index.php?id=home

Liga Acadêmica de Genética (LiGen)

 A LiGen (Liga Acadêmica de Genética) é uma entidade fundada por acadêmicos da UFF – Universidade Federal Fluminense.
Sua criação tem como objetivo aumentar o alcance da área de Genética dentro da Universidade.

Para saber mais, acesse o link: https://ligenuff.wixsite.com/ligen

Online Mendelian Inheritance in Man (OMIM)

O OMIM é um compêndio abrangente de genes humanos e fenótipos genéticos, que é disponibilizado e atualizado diariamente gratuitamente. As visões gerais referenciadas em texto completo no OMIM contêm informações sobre todos os distúrbios mendelianos conhecidos e mais de 15.000 genes.

Para saber mais, acesse o link: https://www.omim.org/

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (até 1974 Conselho Nacional de Pesquisas, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil. Fundado em 15 de janeiro de 1951, pela Lei nº 1.310, o CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento, seu objetivo principal.

Para saber mais, acesse o link: http://www.cnpq.br/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros. No início do segundo governo de Getúlio Vargas, em 11 de julho de 1951, a então Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foi fundada.

Para saber mais, acesse o link: https://www.capes.gov.br/

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecida pela sigla FAPERJ é uma agência de fomento à pesquisa, que atua no estado do Rio de Janeiro. É vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. Criada em 1980, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a agência visa estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Isso é feito por meio de concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores e instituições, previstos no Programa Básico.

Para saber mais, acesse o link: http://www.faperj.br/

Skip to content